‘Maduro é um problema da Venezuela, não do Brasil’, diz Lula após distanciamento entre os países



Maduro é problema da Venezuela, não do Brasil, afirma Lula após distanciamento entre os países

Em meio a um momento de crescente tensão diplomática entre Brasil e Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quarta-feira (15), que a crise venezuelana é um problema interno do país e que o Brasil não deve se envolver em questões que dizem respeito ao seu vizinho. A declaração foi dada durante entrevista coletiva em Brasília, após encontro com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Lula reiterou a posição brasileira de não interferência nos assuntos internos de outros países e afirmou que o Brasil continuará a defender o diálogo e a diplomacia como ferramentas para solucionar os problemas da Venezuela. “A Venezuela tem um problema interno, não é um problema do Brasil. O Brasil não tem nada a ver com isso. O que nós temos que fazer é tentar ajudar a Venezuela a resolver seus problemas, mas sem interferir na sua política interna”, disse o presidente.

A declaração de Lula acontece em um momento de crescente distanciamento entre Brasil e Venezuela, após o governo brasileiro ter se alinhado aos Estados Unidos na condenação do governo de Nicolás Maduro. No início de fevereiro, o Brasil votou a favor de uma resolução na Organização dos Estados Americanos (OEA) que condenava a violação dos direitos humanos na Venezuela.

O governo de Maduro, por sua vez, acusou o Brasil de interferência em seus assuntos internos e de ter rompido relações diplomáticas com a Venezuela. A crise entre os dois países se intensificou nos últimos anos, com o Brasil acusando o governo de Maduro de violar direitos humanos e de promover uma crise humanitária no país.

Apesar da declaração de Lula, o futuro das relações entre Brasil e Venezuela ainda é incerto. O governo brasileiro tem defendido uma solução pacífica para a crise venezuelana, mas ainda não há sinais de que Maduro esteja disposto a negociar com a oposição.

A declaração de Lula reabre o debate sobre a política externa brasileira em relação à Venezuela. A postura do governo brasileiro em relação à crise venezuelana tem sido criticada por alguns setores da sociedade, que acusam o governo de ter abandonado a Venezuela à sua própria sorte. Outros, no entanto, defendem a postura do governo brasileiro, argumentando que a interferência em assuntos internos de outros países é um erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *