‘Maduro é problema da Venezuela, não do Brasil’, diz Lula após escalada de hostilidades



Maduro é problema da Venezuela, e não do Brasil, afirma Lula após escalada de hostilidades

Brasília, 10 de novembro de 2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (10) que a crise na Venezuela é um problema interno do país e não do Brasil, após uma escalada de hostilidades entre os dois países. A declaração foi dada em resposta à intensificação das críticas do governo venezuelano ao Brasil, que culminou com a expulsão de diplomatas brasileiros de Caracas.

“O que acontece na Venezuela é problema deles. Nós queremos ajudar, mas não vamos nos intrometer nos assuntos internos de outro país”, disse Lula em evento público em Brasília. O presidente brasileiro também criticou a postura do governo venezuelano, afirmando que “a melhor forma de resolver os problemas é pelo diálogo e não pela hostilidade”.

A crise diplomática entre Brasil e Venezuela se intensificou após a expulsão de três diplomatas brasileiros de Caracas, no último dia 8 de novembro. O governo venezuelano acusou os diplomatas de “atividades subversivas”, sem apresentar provas. A medida foi tomada em represália à decisão do governo brasileiro de reconhecer Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, em 2019.

Em resposta à expulsão, o governo brasileiro anunciou a retirada de seus diplomatas da embaixada em Caracas e a redução do nível das relações diplomáticas com a Venezuela. O Brasil também decidiu convocar o embaixador venezuelano em Brasília para consultas, em sinal de protesto.

A decisão do governo brasileiro de reconhecer Guaidó como presidente interino foi criticada pelo governo venezuelano, que acusou o Brasil de interferência em seus assuntos internos. O governo de Nicolás Maduro, que se mantém no poder apesar de eleições consideradas fraudulentas pela comunidade internacional, também acusou o Brasil de apoiar um golpe de estado na Venezuela.

Lula, que assumiu a presidência do Brasil em janeiro deste ano, prometeu uma política externa mais independente e pragmática. O presidente brasileiro afirmou que pretende restabelecer relações com países latino-americanos, incluindo a Venezuela, mas com base no respeito à soberania e ao diálogo.

A crise diplomática entre Brasil e Venezuela ocorre em um momento de grande instabilidade política na região. A Venezuela enfrenta uma crise econômica e social profunda, com escassez de alimentos e remédios, e uma inflação galopante. O país também enfrenta uma crise política, com o governo de Maduro cada vez mais isolado internacionalmente.

Apesar das declarações de Lula, a crise diplomática entre Brasil e Venezuela ainda não está resolvida. O governo venezuelano continua acusando o Brasil de interferência em seus assuntos internos e o Brasil mantém a decisão de reduzir o nível das relações diplomáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *