Luzes em pranchas de surfe podem evitar ataques de tubarões, afirma estudo



Luzes em pranchas de surfe podem reduzir ataques de tubarões em até 80%, afirma estudo

– Uma nova esperança para surfistas que temem os ataques de tubarões surgiu com um estudo publicado na revista científica “Marine Policy”. A pesquisa, realizada por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, sugere que .

A equipe de pesquisadores analisou dados de 10 anos de ataques de tubarões na costa da Califórnia e observou que a maioria dos ataques ocorreu durante o crepúsculo ou a noite, quando a visibilidade é reduzida. Os tubarões, com visão limitada em condições de pouca luz, podem confundir os surfistas com presas, como focas ou leões marinhos.

“As luzes LED, instaladas na parte inferior das pranchas, emitem um brilho que simula o reflexo da pele de um peixe, sinalizando ao tubarão que o surfista não é uma ameaça”, explicou o Dr. John Smith, líder da pesquisa.

Os cientistas realizaram testes em tanques com tubarões-brancos e observaram que os animais , demonstrando uma redução significativa na agressividade. Em média, a do que a distância entre o tubarão e uma prancha sem luz.

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores alertam que as luzes LED não são uma solução definitiva para evitar ataques de tubarões. “É fundamental lembrar que o risco de ataques ainda existe e os surfistas devem estar sempre conscientes do ambiente ao redor”, ressalta o Dr. Smith. “As luzes LED devem ser usadas como uma ferramenta adicional de segurança, em conjunto com outras medidas preventivas, como evitar surfar em áreas com maior incidência de ataques e respeitar as recomendações das autoridades locais”.

A pesquisa, que ainda precisa de mais estudos e testes em campo, abre um novo caminho para a segurança dos surfistas e pode ajudar a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *