Lula propõe a governadores pacto na segurança pública; medidas preveem maior integração no combate à violência



Lula propõe pacto de segurança pública a governadores com foco em integração e combate à violência

Brasília – Em reunião com governadores nesta quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs um pacto de segurança pública para fortalecer ações conjuntas entre os estados e o governo federal. O objetivo é integrar esforços no combate à violência e à criminalidade, com foco em ações de inteligência e prevenção.

A proposta, apresentada durante a abertura do 10º Fórum Nacional de Segurança Pública, prevê medidas como a criação de um , que reunirá dados de diferentes órgãos e instituições para auxiliar na identificação de padrões e na tomada de decisões estratégicas. A ideia é que a inteligência seja compartilhada entre estados e a União, permitindo a identificação de possíveis crimes e a atuação preventiva.

O presidente também defendeu a , com o objetivo de evitar a fragmentação de informações e otimizar as ações de combate à criminalidade. A proposta prevê a criação de em cada estado, com a participação de todas as forças policiais, para a troca de informações e o planejamento de operações conjuntas.

Lula também destacou a necessidade de , especialmente no que se refere à . O presidente defendeu a criação de que ofereçam oportunidades de emprego, educação e qualificação profissional para quem cumpriu pena.

O presidente defendeu que o é crucial para reduzir a violência. Ele afirmou que o governo está trabalhando para , incluindo a e a para civis.

A proposta de pacto de segurança pública ainda está em fase inicial de discussão. Governadores e especialistas serão consultados para a construção de um plano detalhado com medidas concretas e indicadores para monitorar os resultados.

O presidente Lula espera que o pacto represente um passo importante na . O governo federal se comprometeu a e a para garantir a segurança da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *