Lula é liberado por médicos para viajar após novos exames apontarem melhora em quadro
Lula recebe alta médica e viaja para a COP28 após exames mostrarem melhora no quadro de saúde
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica neste domingo (10) e embarcou para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). A informação foi confirmada pela Presidência da República, que anunciou a viagem do presidente após novos exames médicos realizados no sábado (9) apontarem melhora no quadro de saúde de Lula.
O presidente havia sido internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última terça-feira (5), após sentir um desconforto no abdômen. Os médicos realizaram exames para investigar a causa da dor e descartaram a necessidade de uma cirurgia. Após três dias internado, Lula recebeu alta no dia 8 de novembro, mas permaneceu em repouso no Palácio da Alvorada, em Brasília, aguardando a liberação médica para viajar.
A viagem de Lula para a COP28, que acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que afirmou que a participação do presidente no evento é “extremamente importante”. O Brasil terá um papel crucial na COP28, principalmente no que diz respeito à discussão sobre a Amazônia e o combate ao desmatamento.
A equipe médica que acompanhou Lula durante a internação e o período de repouso considerou que o presidente está em condições de realizar a viagem e participar da COP28, ressaltando a importância do acompanhamento médico durante o evento.