Livro sobre evasão escolar criado por alunos no interior do Ceará integra Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos
Livro sobre evasão escolar criado por alunos cearenses integra biblioteca do Congresso dos EUA
Um projeto inovador desenvolvido por alunos do interior do Ceará ganhou reconhecimento internacional. O livro “Evasão Escolar: Uma Realidade Invisível”, fruto do trabalho de estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Juazeiro do Norte, foi incluído na biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. A obra, que aborda a problemática da evasão escolar na região, foi reconhecida por sua pesquisa profunda e pela forma como os alunos, muitos deles ex-evadidos, conseguiram dar voz a um problema que afeta milhares de jovens.
O livro, que reúne dados e histórias reais, foi idealizado em 2023 pela professora Maria José de Sousa, que ensinava no CEJA e buscou aprofundar a discussão sobre a evasão escolar, tema que impacta diretamente a comunidade. “A ideia era que os alunos, muitos deles ex-evadidos, pudessem compreender as causas da evasão e contribuir para a busca de soluções”, explica a professora.
O trabalho dos alunos, que abordou questões como pobreza, trabalho infantil, violência e falta de acesso à educação, foi apresentado em um seminário local. A qualidade do projeto chamou a atenção da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que encaminhou o livro para a biblioteca do Congresso.
“É uma grande honra para nós. Nosso trabalho está sendo reconhecido mundialmente”, disse Ana Clara Silva, uma das alunas que participaram do projeto. “Esperamos que o livro possa inspirar outras pessoas a lutar contra a evasão escolar.”
O livro “Evasão Escolar: Uma Realidade Invisível” é um exemplo de como a educação pode ser uma ferramenta de transformação social. A história dos alunos do CEJA de Juazeiro do Norte mostra que a vontade de aprender e de contribuir para um futuro melhor pode superar qualquer obstáculo.