Justiça determina que três vereadores investigados por suposto esquema de ‘rachadinha’ sejam afastados da Câmara em Ubatuba, SP
Justiça afasta três vereadores de Ubatuba investigados por suposto esquema de rachadinha
– A Justiça determinou nesta terça-feira (29) o afastamento de três vereadores de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, que são investigados por um suposto esquema de rachadinha. Os vereadores , e tiveram seus mandatos suspensos por 180 dias enquanto as investigações seguem.
Segundo o Ministério Público, os parlamentares teriam desviado recursos de seus gabinetes por meio de funcionários fantasmas. As investigações iniciaram em maio de 2024, após denúncias anônimas. De acordo com o MP, as provas coletadas até o momento apontam para um esquema de rachadinha que teria movimentado em um período de dois anos.
A decisão judicial atende a um pedido do Ministério Público, que alegou que a permanência dos vereadores na Câmara Municipal poderia atrapalhar as investigações. Os três vereadores negam as acusações e afirmam que os funcionários contratados por seus gabinetes realmente desempenham funções dentro da Câmara Municipal.
“A decisão judicial, apesar de ser algo muito difícil de se aceitar, é algo que respeitamos e iremos acatar”, disse o vereador em nota. “Acredito na Justiça e que a verdade prevalecerá. Confio em que as investigações vão demonstrar a legalidade de minhas ações”.
A defesa dos vereadores afirma que vai recorrer da decisão judicial e que vai apresentar provas para desmentir as acusações.
Com a decisão judicial, os três vereadores investigados ficam impedidos de exercer suas funções e de ter acesso à Câmara Municipal durante os próximos 180 dias.