Justiça anula expulsão de estudantes que foram afastadas de escola militar no MA, após chamar diretor de ‘você’



Justiça anula expulsão de estudantes que chamaram diretor de “você” em escola militar no Maranhão

– A Justiça do Maranhão determinou a anulação da expulsão de duas alunas do Colégio Militar Tiradentes, em São Luís, após elas terem chamado o diretor da instituição de “você” durante uma aula. A decisão, proferida pela juíza Maria das Graças Costa Coelho, considerou a punição desproporcional e abusiva.

O caso aconteceu em . As estudantes, que cursavam o , foram afastadas da escola após uma discussão com o diretor, identificado apenas como “capitão”. De acordo com a denúncia das alunas, elas teriam sido repreendidas pelo diretor por estarem com o celular durante a aula, e, em seguida, o chamaram de “você” em tom de ironia.

Segundo a juíza, a expulsão das alunas configurava “um ato arbitrário e desproporcional, sem amparo legal e pedagógico”. A magistrada também destacou que a punição aplicada pela escola militar não poderia ser considerada “educativa” e sim “punitiva”.

“O uso da expressão ‘você’ por parte das alunas, embora possa ser considerado inadequado, não justifica a medida extrema da expulsão”, escreveu a juíza na decisão.

A decisão judicial também determinou que a escola rematrícule as duas alunas e as restitua ao regime de ensino regular. A justiça ainda impôs uma multa de ao Colégio Militar Tiradentes por cada aluna, totalizando , a serem revertidos para o Fundo Municipal de Educação de São Luís.

O caso gerou grande repercussão nas redes sociais, com muitos internautas questionando a rigidez da punição aplicada pela escola. A decisão da Justiça, que considerou a expulsão como desproporcional, foi vista por muitos como um sinal de que o sistema educacional brasileiro precisa ser repensado e que punições devem ser aplicadas de forma justa e proporcional às infrações cometidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *