Jim Abrahams, diretor de ‘Apertem os cintos… o piloto sumiu’, morre aos 81 anos
Morre Jim Abrahams, criador da comédia “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”, aos 81 anos
O mundo do cinema está de luto pela perda de Jim Abrahams, um dos grandes nomes da comédia americana, falecido aos 81 anos. A notícia foi divulgada nesta terça-feira, 26 de novembro, sem informações sobre a causa da morte. Abrahams, conhecido por seu trabalho icônico na franquia “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu” e outros sucessos cômicos, deixa um legado inegável no humor cinematográfico.
Sua trajetória profissional foi marcada por parcerias de grande sucesso. Junto com David Zucker e Jerry Zucker, Abrahams formou um trio criativo que revolucionou a comédia pastelão nos anos 80. Além da trilogia “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu”, que inclui os filmes “Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu!” (1980), “Apertem os Cintos… Agora Vai!”, (1982) e “Agente 8 1/2” (1988), o trio também é responsável por comédias memoráveis como “Top Secret!” (1984) e “Polícia Ligeira” (1988). A colaboração dos três resultou em um estilo característico de humor frenético, repleto de gags visuais e situações absurdas, que influenciou gerações de comediantes.
Apesar da fama conquistada com as comédias irreverentes, Abrahams também dirigiu filmes independentes e escreveu roteiros para outras produções. Sua contribuição para a indústria cinematográfica se estende além da direção e escrita, abrangendo a produção de filmes. A influência de Abrahams no humor cinematográfico é inquestionável, e seu trabalho continua a divertir plateias ao redor do mundo, décadas após seu lançamento.
A morte de Jim Abrahams marca o fim de uma era no universo da comédia. Seu talento e criatividade deixarão saudades em todos que apreciam o seu trabalho e, especialmente, nas gerações que cresceram se divertindo com as travessuras dos personagens em suas obras-primas cômicas. A perda de Abrahams representa um duro golpe para o cinema, mas seu legado como um mestre da comédia pastelão está garantido na história do cinema.