Itamaraty nega suspensão de voos de repatriação do Líbano
Itamaraty nega suspensão de voos de repatriação do Líbano, mas situação permanece complexa
– O Itamaraty desmentiu nesta sexta-feira a suspensão de voos de repatriação de brasileiros do Líbano, como havia sido noticiado em alguns veículos de comunicação. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os voos estão mantidos, porém, a situação no país árabe segue complexa e o governo brasileiro está monitorando a situação de perto.
A informação inicial sobre a suspensão dos voos partiu da embaixada brasileira em Beirute, que, segundo a Carta Capital, teria enviado um comunicado a brasileiros residentes no país informando sobre a medida. No entanto, o Itamaraty afirmou que a embaixada não comunicou qualquer suspensão, apenas alertou os brasileiros sobre a instabilidade política e a necessidade de cautela em relação a possíveis protestos e bloqueios de estradas.
O governo brasileiro mantém um canal de comunicação direto com a comunidade brasileira no Líbano, e está oferecendo apoio consular para aqueles que desejarem retornar ao país. O Itamaraty também está em contato constante com as autoridades locais para acompanhar a evolução da situação.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 10 mil brasileiros residem no Líbano. A maioria deles trabalha em empresas ligadas ao setor de construção civil e serviços.
Em meio à crise política e econômica que o Líbano atravessa, com a moeda local desvalorizada em mais de 90% em relação ao dólar, o Itamaraty recomenda que os brasileiros que desejam retornar ao país o façam o mais rápido possível.
O governo brasileiro, através do Itamaraty, continua a acompanhar a situação do Líbano e a oferecer assistência consular aos brasileiros que se encontram no país.