Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%



Abstenção no Enem cai para 26,6% no primeiro dia, segundo Inep

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 registrou uma queda na taxa de abstenção, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No domingo (5), 26,6% dos inscritos faltaram à prova, um percentual menor do que os 27,8% registrados no primeiro dia de 2022. A redução, embora pequena, sinaliza uma maior participação dos estudantes no exame, que é a porta de entrada para universidades públicas e programas de financiamento estudantil.

A prova, aplicada em 1.705 municípios brasileiros, contou com 5.089.873 inscritos. Apesar da queda na abstenção, o número de faltosos ainda é expressivo, representando mais de 1,3 milhão de estudantes que deixaram de realizar o exame.

O Inep ainda não divulgou informações sobre os motivos da abstenção, mas a pandemia de Covid-19, que impactou o ensino no país nos últimos anos, pode ter contribuído para o número de faltosos. Outros fatores, como a dificuldade em acessar locais de prova e a falta de preparo para o exame também podem ter influenciado a decisão de alguns estudantes.

A segunda etapa do Enem, com provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, será realizada no próximo domingo, 12 de novembro.

O resultado do Enem será divulgado em fevereiro de 2024, e servirá como base para o ingresso em universidades públicas e para a concessão de bolsas de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *