Ibrahim Eris, economista e ex-presidente do Banco Central, morre aos 80 anos



Ibrahim Eris, ex-presidente do Banco Central, morre aos 80 anos em São Paulo

O economista Ibrahim Eris, ex-presidente do Banco Central do Brasil, faleceu nesta sexta-feira (8), aos 80 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

Eris ocupou o cargo de presidente do Banco Central de 1995 a 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi responsável por conduzir a economia brasileira durante um período de estabilidade econômica, marcado pela implementação do Plano Real, que controlou a hiperinflação que assolava o país.

Durante sua gestão, o Brasil passou por um período de crescimento econômico e redução da inflação. A taxa de juros básica, a Selic, caiu de 45% para 15% ao ano, e a inflação passou de 24% para 4%.

Além da presidência do Banco Central, Eris também foi secretário do Tesouro Nacional, presidente do Conselho Monetário Nacional e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil.

O economista era formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Economia pela Universidade de Chicago. Era considerado um dos mais importantes economistas brasileiros, com grande conhecimento de política monetária e fiscal.

A morte de Ibrahim Eris representa uma grande perda para o mundo acadêmico e para o Brasil. Sua contribuição para a estabilidade econômica do país será lembrada por gerações futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *