IA, falta de leitura e incentivo: por que MT não tem candidato nota mil na redação do Enem há 6 anos
Cuiabá, MT, 17 de janeiro de 2025 – Mato Grosso completa seis anos sem nenhum candidato alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ausência de notas mil no estado, segundo especialistas e educadores, é reflexo de um cenário preocupante que envolve a falta de incentivo à leitura e o acesso limitado a recursos educacionais de qualidade.
O G1 Mato Grosso levantou dados que corroboram essa realidade. Em 2024, apenas 0,1% dos candidatos conseguiram nota mil na redação em todo o país. No estado, nenhum estudante chegou perto deste feito. A situação se repete desde 2019, quando o último candidato mato-grossense atingiu a pontuação máxima. A baixa performance, segundo professores entrevistados pela reportagem, está intrinsecamente ligada à falta de hábito de leitura, à precariedade de bibliotecas escolares e à escassez de projetos que estimulem o desenvolvimento da escrita.
A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Luciene da Silva, destacou a importância da leitura para o desenvolvimento da competência textual. “A falta de acesso a livros e a ausência de um hábito de leitura desde a infância impactam diretamente na capacidade de argumentar e construir uma redação de qualidade”, afirmou. Ela ainda acrescentou que a maioria dos estudantes apresenta dificuldades em interpretar textos e estruturar argumentos coerentes.
Além da leitura, outro fator crucial apontado é a falta de incentivo por parte do poder público e das escolas. A carência de investimento em projetos de incentivo à leitura e a formação de professores em metodologias de ensino inovadoras contribuem para a perpetuidade do problema. A reportagem ressalta a necessidade de políticas públicas mais eficazes e investimento em infraestrutura escolar para garantir um ensino de qualidade e preparar os alunos para os desafios do ENEM.
A ausência persistente de notas mil na redação do ENEM em Mato Grosso sinaliza um desafio significativo para o sistema educacional do estado. A superação desse cenário exige um esforço conjunto, envolvendo governos, escolas e famílias, para fomentar a leitura, melhorar o acesso a recursos educativos e investir na formação de professores, a fim de preparar os estudantes para o sucesso nos exames e, mais importante, para uma vida plena e produtiva.