HRW acusa Israel de crime de guerra por ‘transferência forçada’ em Gaza



Israel acusado de crime de guerra por transferência forçada de palestinos em Gaza

A organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) acusou Israel de cometer crimes de guerra por transferir à força milhares de palestinos de suas casas em Gaza em direção ao sul da faixa de Gaza, em maio de 2023. A organização, em um relatório divulgado nesta terça-feira (11), descreve a ação israelense como “transferência forçada” e destaca que “Israel cometeu crimes de guerra e possíveis crimes contra a humanidade”.

O relatório da HRW, intitulado “Deslocados e Desmoralizados: Transferência forçada e outros crimes contra palestinos em Gaza”, destaca que, durante a ofensiva militar de 11 dias em maio de 2023, as forças israelenses obrigaram cerca de 60 mil palestinos a deixarem suas casas em bairros do norte de Gaza, como Beit Hanoun e Beit Lahia. Os moradores foram forçados a se mudar para a área mais ao sul da faixa de Gaza, sem qualquer aviso prévio ou garantia de segurança.

A organização afirma que a ação israelense “causou sofrimento desnecessário e desproporcional” aos civis palestinos, que ficaram desalojados e expostos a riscos adicionais, incluindo o perigo de ataques aéreos. A HRW também destaca que a maioria das casas e edifícios destruídos durante a ofensiva militar, que atingiu a região norte de Gaza de forma particularmente intensa, eram residenciais.

A HRW ainda denuncia a “repressão brutal” da liberdade de expressão em Gaza, com jornalistas e ativistas enfrentando intimidação e ataques por parte das autoridades israelenses. O relatório menciona casos específicos de jornalistas que tiveram suas casas invadidas e seus equipamentos confiscados, além de relatos de espancamentos e detenções arbitrárias.

O relatório conclui que as ações israelenses em Gaza constituem “crimes de guerra e possíveis crimes contra a humanidade”, violando os direitos humanos básicos e internacionalmente reconhecidos. A organização pede que a comunidade internacional investigue os crimes cometidos por Israel e responsabilize os culpados.

A organização humanitária pede que a comunidade internacional investigue os crimes cometidos por Israel, responsabilize os culpados e tome medidas para proteger os direitos humanos da população palestina em Gaza. A organização também chama a atenção para a necessidade de um cessar-fogo duradouro e um fim das violações de direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *