Grupo é preso nos EUA após usar fantasia de urso para fraudar seguradoras de veículos



Fraude do “Urso”: Seguradoras sofrem golpe de R$ 15 milhões e clientes são prejudicados

– Um golpe milionário, batizado de “Operação Urso”, está causando um rombo de R$ 15 milhões nas contas de seguradoras de veículos. O esquema, que envolve fraudes em sinistros de colisão, foi descoberto pela Polícia Civil de São Paulo e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) após uma investigação de seis meses.

A investigação revelou que uma quadrilha especializada em golpes contra seguradoras agia em diversas regiões do país, utilizando um método sofisticado para simular acidentes de trânsito. A organização, composta por cerca de 20 pessoas, criava sinistros falsos, envolvendo carros e caminhões, e manipulava os documentos para obter o pagamento dos seguros.

A quadrilha, que utilizava nomes falsos e documentos adulterados, contratava motoristas para causar colisões leves em veículos, geralmente em áreas com pouco movimento e sem testemunhas. Em seguida, simulavam danos mais graves para aumentar o valor das indenizações. O grupo também se utilizava de peças de reposição de segunda mão, cobrando o preço de peças originais das seguradoras.

O golpe do “Urso” foi descoberto após um levantamento da Susep, que identificou um aumento significativo no número de sinistros com características semelhantes. A investigação da Polícia Civil, que contou com a colaboração da Susep, resultou na apreensão de diversos documentos falsos, carros e peças de reposição.

“É um golpe sofisticado que causa grande prejuízo para as seguradoras e para os clientes, que acabam pagando por esse tipo de fraude através de aumento dos preços dos seguros”, explica o delegado responsável pela investigação.

A operação da Polícia Civil resultou na prisão de cinco pessoas, incluindo o líder da quadrilha. Os demais membros do grupo estão sendo investigados e podem responder por crimes como estelionato, falsificação de documentos e organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *