Grupo criou site falso da Equatorial e desviava pagamentos de contas de energia, no MA; nove são presos



Nove pessoas presas por desvio de pagamentos de energia para site falso da Equatorial no Maranhão

– A Polícia Civil do Maranhão prendeu nove pessoas nesta terça-feira (13) por desviar pagamentos de contas de energia para um site falso da Equatorial Energia. A operação, batizada de “Blackout”, desarticulou um esquema criminoso que atuava em diversas cidades do estado e causou um prejuízo de R$ 1 milhão à empresa.

De acordo com as investigações, o grupo criava um site idêntico ao da Equatorial, com o objetivo de enganar os clientes e receber os pagamentos das contas de luz. Os criminosos, que utilizavam nomes falsos e identidades digitais, conseguiam direcionar o tráfego da internet para o site fraudulento por meio de anúncios online.

Os usuários que acessavam o site falso eram direcionados a uma página de pagamento, onde inseriam seus dados bancários e efetuavam o pagamento da conta de luz. O dinheiro, no entanto, não era repassado à Equatorial, e sim para contas bancárias controladas pelos criminosos.

A Polícia Civil chegou aos suspeitos após receber denúncias de clientes que perceberam a inconsistência na cobrança da conta de luz. Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Imperatriz e Balsas. A polícia apreendeu computadores, celulares, documentos e outros materiais que serão utilizados para o aprofundamento das investigações.

Os nove presos foram autuados em flagrante por estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Eles foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) em São Luís, onde permanecem à disposição da Justiça.

A Equatorial Energia, por meio de nota, informou que está colaborando com as autoridades para elucidar o caso e que as vítimas do golpe serão ressarcidas pelos valores pagos indevidamente. A empresa reforça a importância de os clientes verificarem a autenticidade do site e das informações antes de efetuarem qualquer pagamento online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *