Governo vai conceder seis rodovias com contratos ‘enxutos’ em 2025; veja as estradas em estudo
Governo planeja conceder seis rodovias com contratos “enxutos” em 2025
O governo federal anunciou nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, a intenção de conceder seis rodovias à iniciativa privada em 2025. O objetivo é reduzir o tempo e o custo da construção de novas estradas, com contratos considerados “enxutos”, com menos burocracia e prazos mais curtos. As estradas estão em estudo e a escolha final dependerá de análises de viabilidade técnica, econômica e social.
As concessões, segundo o Ministério da Infraestrutura, devem gerar cerca de em investimentos e promover a criação de durante as obras. Além disso, a expectativa é que os investimentos garantam a melhoria da segurança e da fluidez do tráfego nas rodovias, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país.
BR-116/BR-040/BR-262 (MG/GO/DF): Com 870 km de extensão, a rodovia é um importante corredor logístico para o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso, principalmente soja e milho. A concessão deve incluir a pavimentação de trechos ainda não asfaltados e a construção de novas pontes.
BR-230 (PB/RN/CE): Com 450 km de extensão, a rodovia liga Uberlândia (MG) a Goiânia (GO), passando por importantes centros urbanos como Uberaba (MG) e Catalão (GO). A concessão deve contemplar a duplicação de trechos, a construção de novas pistas e a melhoria da infraestrutura.
BR-364 (RO/MT): Com 1.100 km de extensão, a rodovia liga Anápolis (GO) a Belém (PA), passando por importantes centros urbanos como Palmas (TO) e Marabá (PA). A concessão deve contemplar a duplicação de trechos, a construção de novas pistas e a melhoria da infraestrutura.
O governo ainda não definiu os modelos de concessão para cada rodovia, mas a ideia é que os contratos sejam “enxutos” e com prazos mais curtos, o que significa que a construção das obras deve ser mais ágil. O governo afirma que as concessões serão um importante passo para melhorar a infraestrutura do país e contribuir para o crescimento econômico.
O governo tem se empenhado em atrair investimentos privados para o setor de infraestrutura, e as concessões de rodovias são uma das prioridades. A expectativa é que os investimentos em infraestrutura possibilitem a redução dos custos de logística no Brasil e aumente a competitividade da economia nacional.