Governo sírio perdeu o controle de toda a cidade de Aleppo, diz ONG



Damasco, 29 de agosto de 2023 – O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) anunciou nesta quarta-feira que o governo sírio perdeu completamente o controle da cidade de Aleppo, no norte da Síria. Segundo a ONG, os combates entre as forças governamentais e grupos rebeldes resultaram na tomada total da cidade pelos opositores ao regime de Bashar al-Assad.

A informação, divulgada pelo OSDH, representa uma significativa derrota para o governo sírio, que vinha travando intensas disputas pelo controle de Aleppo desde o início da guerra civil, em 2011. Embora a ONG não tenha especificado o momento exato da tomada completa da cidade, a declaração indica um avanço significativo por parte dos grupos rebeldes em sua luta contra o governo. O OSDH, que monitora o conflito na Síria desde seu início, possui uma vasta rede de fontes em todo o país e é amplamente considerado uma das principais fontes de informações sobre o conflito.

A falta de detalhes sobre a dinâmica da tomada de Aleppo, como a quantidade de combates ou a possível presença de civis, ressalta a dificuldade em obter informações precisas e atualizadas sobre a situação no terreno. A ONG não se manifestou sobre a presença ou movimentação de outros grupos armados além dos rebeldes na cidade, após o controle governamental ter sido perdido. A situação em Aleppo permanece volátil, e a falta de acesso independente ao local dificulta a verificação completa das informações fornecidas pelo OSDH.

A perda de Aleppo representa um duro golpe para o governo sírio, comprometendo ainda mais sua posição no conflito e podendo ter profundas implicações para o futuro da guerra civil na Síria. A situação exige atenção contínua e a necessidade de informações adicionais para uma compreensão completa da nova realidade em Aleppo e seu impacto nas negociações de paz. A comunidade internacional monitora atentamente a situação, aguardando maiores informações e avaliando as implicações desta significativa mudança no panorama do conflito sírio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *