Governo de SP faz nesta terça leilão para privatizar construção de 17 escolas estaduais em 14 cidades



Governo de SP leiloa construção de 17 escolas estaduais em 14 cidades nesta terça-feira

O governo paulista realiza nesta terça-feira (28/10) um leilão para a privatização da construção de 17 escolas estaduais em 14 cidades do estado. O leilão, que será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), visa a concessão da construção e gestão dos espaços escolares por um período de 30 anos.

A iniciativa, que prevê investimentos de R$ 1,1 bilhão, faz parte do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo de São Paulo. A expectativa é que as obras das 17 escolas sejam iniciadas em até seis meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do leilão.

As escolas serão construídas nas cidades de . Elas serão projetadas para atender um total de 10.850 alunos, com capacidade para 18 turmas cada, incluindo espaços para atividades extracurriculares e laboratórios.

O investimento total de R$ 1,1 bilhão será dividido entre o governo paulista, que arcará com 40% dos custos, e a empresa privada vencedora do leilão, que ficará responsável pelos outros 60%. Além da construção, a empresa privada também será responsável pela gestão das escolas, incluindo a manutenção, limpeza e segurança.

A proposta do governo de São Paulo é que o modelo de PPP incentive a inovação na construção de escolas e aumente a qualidade do ensino público no estado. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, , “a PPP é uma importante ferramenta para a modernização da infraestrutura do estado, e a educação é uma das prioridades do governo”.

A iniciativa, no entanto, tem sido alvo de críticas por parte de sindicatos de professores e de movimentos sociais, que questionam a privatização da educação pública. Os críticos argumentam que o modelo de PPP pode levar à precarização do ensino e à redução dos investimentos em educação.

Apesar das críticas, o governo de São Paulo se mantém firme na sua decisão de realizar o leilão. Segundo o governo, a PPP é um modelo que permite a construção de escolas de alta qualidade e a otimização dos recursos públicos. O resultado do leilão será conhecido ainda nesta terça-feira, e a assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para acontecer em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *