Forças israelenses dizem ter matado comandante de unidade do Hezbollah no Líbano
Israel diz ter matado comandante do Hezbollah em ataque no Líbano
O exército israelense afirmou ter matado um comandante de uma unidade do Hezbollah em um ataque aéreo na madrugada desta sexta-feira, 23 de junho, no sul do Líbano. O grupo xiita libanês, que controla o território na fronteira com Israel, confirmou a morte de , mas não confirmou se ele comandava a unidade.
De acordo com o comunicado do Exército israelense, o ataque foi uma resposta ao lançamento de foguetes do Líbano para Israel no dia anterior. Um total de foram disparados contra o território israelense na quinta-feira, sendo que deles atingiram o território israelense, sem causar feridos.
O incidente ocorreu no momento em que a tensão entre Israel e o Hezbollah aumenta. No dia 19 de junho, Israel e a organização militar libanesa trocaram tiros na fronteira, após um drone israelense ser abatido no Líbano.
Ainda não há informações sobre possíveis vítimas civis no ataque israelense. O Hezbollah não se manifestou sobre o incidente, além de confirmar a morte de Ali Kamel Mohsen.
O incidente coloca em risco a frágil paz na região, já que a tensão entre Israel e o Hezbollah é constante desde a última guerra entre os dois países em 2006. A comunidade internacional demonstra preocupação com a escalada de violência, e diversos países, como os Estados Unidos, já se manifestaram pedindo a desescalada da situação.