Fim da escala 6×1 beneficiará mulheres, diz ministra
Fim da escala 6×1 beneficiará mulheres, diz ministra
– A ministra do Trabalho, , afirmou nesta quinta-feira (15) que o fim da escala de trabalho 6×1, prevista no projeto de lei que altera as normas da jornada de trabalho, beneficiará especialmente as mulheres. Segundo a ministra, a medida ajudará a reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, já que a maioria das trabalhadoras que se encaixam nesse regime são mães.
“Essa jornada exige um grande sacrifício das mulheres, principalmente das mães, que precisam conciliar a vida profissional com a vida familiar”, disse Marinho. “Com o fim do 6×1, elas terão mais tempo para cuidar dos seus filhos, para se dedicar à sua saúde e à sua vida pessoal”.
O projeto de lei, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, também prevê a possibilidade de trabalho remoto para os pais de crianças de até 5 anos. A ministra destacou que essa medida é fundamental para garantir a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
“A jornada 6×1 é um modelo ultrapassado que impacta negativamente a vida das mulheres”, afirmou Marinho. “É preciso que as empresas se adaptem às novas realidades e ofereçam jornadas de trabalho mais flexíveis e que garantam a igualdade de oportunidades para todos”.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, . A ministra destacou que a medida também irá beneficiar os trabalhadores em geral, ao garantir mais tempo livre para descanso e lazer, além de contribuir para a redução de acidentes de trabalho.
A aprovação do projeto de lei, que altera as normas da jornada de trabalho, é aguardada com expectativa por diversas entidades que defendem os direitos das mulheres e dos trabalhadores.