Filipinas se prepara para tufão após passar por 5 tempestades em menos de um mês



Filipinas sofrem com quinto tufão em menos de um mês, intensificando crises

As Filipinas enfrentam uma sequência de desastres naturais, com o quinto tufão a atingir o país em menos de um mês. O tufão “Ragasa”, de categoria 1, atingiu a região nordeste do arquipélago na manhã desta sexta-feira (15 de novembro), trazendo consigo fortes chuvas e ventos.

A passagem de “Ragasa” se soma a uma série de outras tempestades que atingiram as Filipinas em outubro e novembro. Em 27 de outubro, o tufão “Saola” causou fortes chuvas e ventos na região central do país, deixando 4 mortos e centenas de milhares de pessoas desabrigadas.

O tufão “Haishen”, de categoria 4, atingiu o país em 1º de novembro, causando danos significativos na agricultura e na infraestrutura, e deixando 7 mortos.

No dia 8 de novembro, o tufão “Goni”, de categoria 1, também causou inundações e deslizamentos de terra na região sul, deixando 1 morto.

E por fim, o tufão “Atsani”, de categoria 2, atingiu a região central do país no dia 12 de novembro, causando danos em casas e plantações.

A sequência de tufões coloca um grande peso sobre o sistema de resposta a desastres do país. O governo filipino está trabalhando para fornecer ajuda humanitária às áreas afetadas pelas tempestades, com foco em abrigo, alimentos e assistência médica.

Apesar do esforço do governo, a repetição de desastres naturais coloca um grande fardo sobre a população, agravando problemas como pobreza e desigualdade social. O país já enfrenta uma crise econômica devido à pandemia de Covid-19, e a série de tempestades agrava ainda mais a situação.

As autoridades filipinas alertam para o aumento da vulnerabilidade do país aos eventos climáticos extremos, um reflexo das mudanças climáticas, e pedem mais atenção e recursos para fortalecer a resiliência do país a esses eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *