Feriado da Proclamação da República: confira o que abre e o que fecha em Salvador e região



Feriado da Proclamação da República: Lojas abrem ou fecham? Bahia se divide em dúvidas

A Bahia se prepara para o feriado da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro, mas a dúvida sobre o funcionamento do comércio em Salvador e no interior do estado ainda paira no ar. As lojas de shopping centers e do comércio de rua seguem regras diferentes, deixando muitos consumidores confusos.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista do Estado da Bahia (Sindilojas Bahia), as lojas de shoppings centers em Salvador e no interior do estado funcionam normalmente neste feriado. Já o comércio de rua em Salvador estará fechado, seguindo a decisão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio Bahia).

O presidente do Sindilojas Bahia, Cássio Cunha Lima, explica que a decisão de abrir ou fechar no feriado é de cada empresa. “O Sindilojas Bahia não tem nenhuma recomendação a fazer para os seus associados”, afirma Cunha Lima. “A decisão cabe a cada empresário analisar se vale a pena abrir ou fechar suas lojas, considerando os custos e os benefícios de cada caso.”

A Fecomércio Bahia orienta que as lojas do comércio de rua em Salvador verifiquem a Lei Municipal 8.294/2010, que define o funcionamento do comércio no município. A lei determina o fechamento do comércio de rua em feriados nacionais, com exceção de farmácias, postos de gasolina e estabelecimentos que atuam no ramo alimentício.

Com a diversidade de regras, a recomendação é que os consumidores consultem as lojas diretamente para confirmar se elas estarão abertas neste feriado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *