‘Estão comendo cachorros’, ‘perfurar, baby, perfurar’ e ‘América grande de novo’: as falas que marcaram a campanha de Trump
As frases que marcaram a campanha de Trump: de “cachorros” a “América grande de novo”
A campanha presidencial de Donald Trump, que terminou com sua derrota para Joe Biden em 2020, foi marcada por uma série de frases polêmicas e que ficaram na memória do público. Reeleito em 2016, Trump buscava um segundo mandato na Casa Branca, mas acabou sendo derrotado pelo candidato democrata.
Durante sua campanha, o ex-presidente americano usou um discurso inflamado, muitas vezes atacando seus oponentes e promovendo suas ideias com frases de efeito. “Estão comendo cachorros?”, “Perfurar, baby, perfurar”, “e América grande de novo”, foram algumas das frases que se tornaram sinônimos do estilo de campanha de Trump.
“Estão comendo cachorros?”, questionou Trump durante um comício em Iowa, em referência a uma reportagem da CNN sobre a China e a produção de carne de cachorro. A frase, além de ser considerada um ataque à rede de notícias, causou revolta em diversos grupos de proteção animal.
Em um discurso no Texas, Trump exclamou “Perfurar, baby, perfurar!”, em referência à exploração de petróleo e gás. A frase, que se tornou um slogan de campanha para a indústria de combustíveis fósseis, foi criticada por ambientalistas e defensores de energias renováveis.
“E América grande de novo”, foi o principal slogan da campanha de Trump em 2016 e, novamente em 2020, se tornou um grito de guerra para seus apoiadores. A frase evoca nostalgia do passado e o desejo de um retorno a uma “América grande”, interpretado como um retorno a tempos de prosperidade e grandeza.
Apesar da derrota nas eleições de 2020, Donald Trump continua a ser uma figura influente na política americana e suas frases continuam ecoando no debate político nacional.