Escolas de Sergipe iniciam ano letivo com proibição do uso de celulares



Aracaju, 28 de janeiro de 2025 – O uso de celulares em sala de aula em escolas de Sergipe está gerando um debate acalorado entre pais, alunos, professores e a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Um levantamento recente apontou que 70% das escolas estaduais permitem o uso dos aparelhos durante as aulas, enquanto 30% proíbem totalmente. Essa disparidade de práticas tem levantado questionamentos sobre a eficácia do aprendizado e a segurança dos estudantes.

A pesquisa, realizada pela Seed entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, ouviu diretores e professores de escolas estaduais de todo o estado. Os resultados revelam uma realidade complexa. Embora a maioria das escolas permita o uso dos aparelhos, a forma como essa permissão é implementada varia significativamente. Algumas escolas permitem o uso apenas em momentos específicos, como intervalos, enquanto outras adotam regras mais flexíveis, permitindo o uso durante as aulas com algumas restrições. A falta de uma normativa estadual unificada contribui para essa falta de uniformidade.

A Seed reconhece a necessidade de uma regulamentação mais clara e abrangente. Segundo a secretária de Educação, a professora Josy de Oliveira, a pasta está elaborando uma resolução que deverá ser apresentada nos próximos meses, buscando estabelecer diretrizes para o uso de celulares nas escolas estaduais. A resolução, que está em fase final de elaboração, deverá abordar os aspectos pedagógicos, disciplinares e de segurança relacionados ao uso dos aparelhos.

O debate, no entanto, vai além da simples proibição ou permissão. Professores relatam dificuldades em manter a concentração dos alunos em sala de aula devido às distrações causadas pelos celulares. Por outro lado, alguns defendem a integração da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, utilizando os aparelhos como ferramentas pedagógicas. Os pais, por sua vez, se dividem entre a preocupação com a segurança e o acesso à comunicação dos filhos e a necessidade de garantir a concentração durante as aulas.

A resolução da Seed, portanto, terá um papel crucial na busca de um equilíbrio entre a integração tecnológica e a manutenção de um ambiente propício ao aprendizado. A expectativa é que a norma seja elaborada com ampla discussão e participação de todos os envolvidos, buscando uma solução que atenda às necessidades da comunidade escolar sergipana. A conclusão do processo de elaboração e a posterior implementação da resolução serão acompanhadas de perto pela sociedade, ansiosa por uma definição clara sobre o uso de celulares nas escolas estaduais de Sergipe.

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