Enem 2024: nº de inscritos sobe e chega a 38,4 mil nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos; veja tudo sobre a prova
Número de inscritos no Enem 2024 cresce nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos
– O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Barretos cresceu em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 384 mil candidatos. A prova, que será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro, terá um total de 1,8 milhão de inscritos em todo o estado de São Paulo.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame, o aumento no número de inscritos na região reflete a importância do Enem como porta de entrada para o ensino superior. O exame é utilizado como forma de acesso a universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e também para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Prouni.
O crescimento do número de inscritos também pode ser atribuído à ampliação das oportunidades de ensino superior, com a abertura de novas vagas e a criação de novas universidades. No entanto, é importante destacar que o número de inscritos no Enem 2024 em todo o Brasil teve uma ligeira queda em relação ao ano anterior.
A prova do Enem 2024 será aplicada em 1.700 locais diferentes em todo o estado de São Paulo. Os candidatos devem ficar atentos ao local e horário de prova, que serão informados no cartão de inscrição.
O Enem é considerado um dos exames mais importantes para os estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. A prova avalia os conhecimentos dos candidatos em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
A prova também inclui uma redação, que avalia a capacidade de escrita, argumentação e interpretação do candidato. O Enem é uma prova desafiadora, mas que, se bem preparada, pode ser a porta de entrada para o futuro profissional dos estudantes.