Enem 2024: começa hoje prazo para pedir reaplicação de provas
Enem 2024 começa hoje: saiba como solicitar reaplicação das provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 teve início neste sábado, 3 de fevereiro, com a aplicação da prova para os candidatos que solicitaram a realização em datas diferentes dos dias 4 e 11 de fevereiro, por motivos de saúde ou religiosos. A aplicação especial segue até o dia 11 de fevereiro, e o prazo para solicitar a reaplicação das provas para os candidatos que realizaram o exame neste sábado termina nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, às 23h59.
A solicitação de reaplicação pode ser feita exclusivamente pela página do participante no site do Inep, órgão responsável pela aplicação do Enem. Para isso, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e a senha do sistema. É preciso anexar, também, um documento que comprove o motivo da solicitação. Em caso de problema de saúde, o candidato deve apresentar um atestado médico, e para motivos religiosos, um documento emitido pela instituição religiosa a qual o candidato pertence.
O Inep ainda não divulgou a data da reaplicação das provas para os candidatos que solicitarem o procedimento. A decisão sobre a data da aplicação especial, que ocorrerá em data diferente das provas principais, será tomada após a análise das solicitações.
A prova do Enem é um dos principais instrumentos para o acesso ao ensino superior no Brasil. O exame avalia os conhecimentos dos estudantes em diversas áreas do conhecimento, incluindo linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Enem também é utilizado para o acesso a programas como o Prouni, que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, e o Fies, que concede financiamento estudantil.
Para os candidatos que realizaram a prova neste sábado, 3 de fevereiro, a expectativa é de que a divulgação do gabarito oficial aconteça em até 30 dias após a aplicação da prova principal, no dia 11 de fevereiro. Os resultados individuais dos participantes devem ser divulgados em junho, junto com o desempenho dos candidatos que realizaram a prova nos dias 4 e 11 de fevereiro.