Empresários são alvo de operação que investiga extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, em São José e Jacareí



São José dos Campos e Jacareí, SP – 19/11/2024 – Uma operação policial conjunta deflagrada nesta segunda-feira, 19 de novembro, investiga um complexo esquema de extorsão, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas que atua em São José dos Campos e Jacareí, no Vale do Paraíba. A ação, que mobilizou policiais civis e federais, resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, todos expedidos pela Justiça. Alvos principais da operação são empresários locais suspeitos de participação nesses crimes.

De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, as investigações duraram aproximadamente um ano e identificaram uma organização criminosa que se utilizava de ameaças e violência para extorquir empresários da região. O dinheiro obtido ilicitamente era, posteriormente, lavado por meio de movimentações financeiras complexas, dissimuladas por empresas de fachada. A investigação apontou também para a relação entre a organização e o tráfico de drogas, com o uso do lucro das extorsões para financiar atividades ilícitas.

As buscas e apreensões ocorreram em endereços residenciais e comerciais dos investigados, em busca de provas que comprovem a participação de cada um no esquema. Foram apreendidos documentos, computadores, celulares e quantias em dinheiro. A Polícia Civil não divulgou o valor total apreendido, nem a identidade dos empresários envolvidos, alegando que as investigações ainda estão em andamento. O sigilo das informações visa garantir a eficácia das investigações e evitar prejuízos ao andamento do processo.

A operação contou com o apoio de equipes especializadas em análise financeira, que são essenciais para desvendar as complexas transações financeiras envolvidas no esquema de lavagem de dinheiro. A Polícia Federal auxiliou nas investigações que cruzaram informações e evidências. A investigação pretende desmantelar completamente a organização criminosa e responsabilizar todos os envolvidos.

A conclusão das investigações e a definição das penas para os envolvidos dependerão da análise de todo o material apreendido e do andamento do processo judicial. A operação demonstra o compromisso das forças policiais em combater o crime organizado e garantir a segurança pública na região do Vale do Paraíba. A expectativa é de que novas informações e prisões possam ocorrer nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *