Em quase 4 anos, gestão Nunes entrega apenas 16% das ciclovias prometidas para o atual governo na cidade de SP
São Paulo, 27 de novembro de 2024 – Quase quatro anos após assumir a gestão municipal, a administração do prefeito Ricardo Nunes entregou apenas 16% das ciclovias prometidas para o atual governo na cidade de São Paulo. A informação foi divulgada nesta terça-feira e levanta questionamentos sobre o cumprimento das metas de mobilidade urbana na capital paulista.
A promessa inicial era a construção de 400 quilômetros de novas ciclovias. No entanto, até o momento, foram entregues apenas 64 quilômetros, um número significativamente inferior ao planejado. A discrepância entre o prometido e o realizado gera preocupação entre ciclistas e ativistas que defendem políticas públicas de transporte sustentável. A lentidão na execução do projeto afeta diretamente a infraestrutura para ciclistas na cidade, prejudicando a segurança e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
A reportagem do G1 apurou que diversos fatores contribuíram para o baixo índice de conclusão das obras. Entre os motivos apontados estão dificuldades na liberação de recursos, entraves burocráticos e, em alguns casos, a necessidade de revisão de projetos. A prefeitura, por sua vez, não se manifestou oficialmente sobre as críticas referentes ao baixo índice de conclusão das obras até o fechamento desta reportagem.
A falta de transparência quanto aos motivos dos atrasos e a pequena porcentagem de ciclovias concluídas em comparação com o prometido geram questionamentos sobre a efetividade das políticas públicas de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. A população, especialmente os ciclistas, aguarda por explicações e ações concretas para que as metas de infraestrutura cicloviária sejam alcançadas. A falta de progresso nesse setor contrasta com o discurso da prefeitura sobre a priorização de meios de transporte sustentáveis.
A situação levanta preocupações sobre a continuidade dos planos de expansão da rede cicloviária na cidade e a credibilidade das promessas feitas pela gestão municipal em relação à mobilidade urbana sustentável. A demanda por transparência e agilidade na execução das obras se intensifica, considerando a importância das ciclovias para a segurança e o incentivo ao uso de bicicletas como alternativa de transporte em São Paulo.