Em discurso de abertura, presidente da COP29 diz que ‘mundo está a caminho da ruína’



Mundo caminha para a ruína, alerta presidente da COP29 em discurso de abertura

O presidente da COP29, , abriu a conferência da ONU sobre o clima nesta segunda-feira (11/11) com um discurso contundente, alertando que o mundo está “a caminho da ruína” se não houver ações urgentes e coordenadas para combater a crise climática.

Shoukry destacou que a temperatura média global já subiu 1,2 graus Celsius em relação à era pré-industrial, e que o mundo está a caminho de um aumento de 2,7 graus Celsius até o final do século, um cenário que levaria a consequências devastadoras para o planeta.

“Estamos em um momento crítico. O tempo está se esgotando. Precisamos agir agora”, disse o presidente da COP29, acrescentando que a crise climática já está afetando todas as regiões do mundo, com eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos, como ondas de calor, secas, inundações e tempestades.

O discurso de abertura da COP29, que ocorre no Egito, também destacou a necessidade de um aumento significativo dos investimentos em energias renováveis e na adaptação às mudanças climáticas. Segundo dados da ONU, os investimentos em energia limpa precisam ser triplicados até 2030 para alcançar as metas do Acordo de Paris, que visa limitar o aquecimento global a bem menos de 2 graus Celsius em relação à era pré-industrial, preferencialmente a 1,5 grau.

A COP29, que se estenderá até o dia 22 de novembro, reunirá líderes mundiais, cientistas, ativistas e negociadores para discutir e buscar soluções para a crise climática. As expectativas são altas para que a conferência traga avanços significativos na luta contra as mudanças climáticas, especialmente no que diz respeito à redução das emissões de gases de efeito estufa e à implementação de políticas eficazes para a adaptação aos impactos climáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *