Em coluna no Le Monde, Lula pede que dívida de países pobres se transforme em fundo para a educação
Lula propõe fundo para educação com dívidas de países pobres em artigo no Le Monde
Em um artigo publicado no jornal francês Le Monde nesta terça-feira, 21 de fevereiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de um fundo global para a educação financiado com a dívida de países em desenvolvimento. A proposta, que visa combater a pobreza e promover a igualdade social, surge em meio à crise global e ao debate sobre o perdão da dívida externa.
Lula argumenta que a atual estrutura de dívida global é injusta e impede o desenvolvimento de países pobres. Ele cita dados alarmantes: “Em 2022, os países de baixa renda pagaram mais de 83 bilhões de dólares em juros sobre suas dívidas externas. Isso representa quase o dobro do que gastaram em educação”. O presidente brasileiro defende que essa quantia seja utilizada para fortalecer os sistemas educacionais, garantindo acesso à educação de qualidade para todos.
A proposta de Lula não se limita ao perdão da dívida. Ele propõe que a dívida seja convertida em um fundo específico para a educação, com gestão transparente e participação de todos os países envolvidos. “É preciso criar um mecanismo que permita que os países em desenvolvimento invistam em seus próprios cidadãos, e não em bancos internacionais”, destaca Lula no artigo.
A iniciativa de Lula foi elogiada por diversos líderes e organizações internacionais que defendem a justiça social e a redução das desigualdades globais. A proposta, porém, ainda enfrenta resistência por parte de instituições financeiras internacionais, que temem perder o controle sobre o dinheiro dos países em desenvolvimento.
O artigo de Lula no Le Monde é um passo importante na luta por um mundo mais justo e igualitário. A proposta do fundo para a educação, se concretizada, pode ter um impacto significativo na vida de milhões de crianças e jovens em países em desenvolvimento, garantindo um futuro mais promissor e oportunidades reais de desenvolvimento.