Efeito Trump: dólar dispara, juros futuros dos EUA avançam e bitcoin bate recorde após eleições
Dólar dispara e juros futuros dos EUA avançam com vitória de Trump
– A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais americanas, confirmada nesta terça-feira, provocou uma onda de instabilidade nos mercados financeiros globais. O dólar disparou, atingindo seu maior nível em relação ao euro em mais de um ano, e os juros futuros dos Estados Unidos também avançaram, reflexo das expectativas de políticas econômicas mais incertas e potencialmente inflacionárias sob a gestão do republicano.
O índice dólar, que mede o desempenho da moeda americana frente a uma cesta de seis divisas, subiu 1,5% durante a madrugada, atingindo 103,80 pontos. Em relação ao euro, o dólar avançou 1,7%, chegando a US$ 1,0580 por euro, seu maior nível desde agosto de 2023.
A escalada do dólar e dos juros futuros é atribuída ao receio de que as políticas de Trump, como cortes de impostos e gastos em infraestrutura, possam levar a um aumento da inflação nos Estados Unidos. Além disso, a vitória do republicano também pode gerar incertezas em relação às relações comerciais entre os EUA e a China, bem como com a União Europeia.
Analistas alertam que a volatilidade nos mercados deve persistir nos próximos dias, com os investidores buscando interpretar as implicações da vitória de Trump para a economia global. A Bolsa de Valores de Nova York, que estava fechada por conta do feriado do Dia de Finados, deve abrir com forte volatilidade nesta quarta-feira.
“É importante lembrar que as eleições americanas sempre trouxeram volatilidade aos mercados”, afirmou um analista financeiro. “O que vemos agora é uma reação inicial à vitória de Trump, mas é muito cedo para ter uma visão clara de como essa vitória impactará a economia global a longo prazo.”
A equipe de campanha de Trump ainda não se manifestou sobre os resultados da eleição, mas a equipe do candidato democrata Joe Biden já reconheceu a derrota e parabenizou o republicano.