É #FAKE que vídeo mostre coleta ilegal de cédulas na Pensilvânia



Vídeo de suposta coleta ilegal de cédulas na Pensilvânia é FAKE: G1 desmascara a desinformação

Uma publicação nas redes sociais alegando mostrar a coleta ilegal de cédulas em uma escola da Pensilvânia, nos Estados Unidos, se espalhou rapidamente, gerando alarme entre os internautas. No entanto, o G1 verificou a informação e concluiu que o vídeo .

A gravação, que circula principalmente no Twitter e no Facebook, mostra uma sala com diversas urnas e pessoas supostamente realizando a contagem dos votos. O vídeo é acompanhado de um texto que acusa a coleta de ser “ilegal” e parte de uma “fraude eleitoral”.

A investigação do G1, porém, apontou que as imagens não se referem à Pensilvânia, nem a uma escola. Na verdade, a cena mostra o . A informação foi confirmada pela própria autoridade eleitoral do estado.

Segundo o órgão, o local é um dos 67 centros de contagem de votos da Flórida, que opera de maneira transparente e com a supervisão de autoridades e observadores. O G1 também encontrou outras publicações nas redes sociais que mostravam o mesmo vídeo, com datas de 2020.

A divulgação da desinformação sobre a coleta ilegal de cédulas na Pensilvânia é mais um exemplo da proliferação de notícias falsas no mundo digital. A prática, que pode ser extremamente prejudicial à democracia, exige que os usuários sejam e antes de compartilhá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *