Duração, pesadelos e despertar: entenda as diferenças do sono entre homens e mulheres
Mulheres e homens: Sonhos diferentes, sono diferente
– Você já reparou que às vezes parece que homens e mulheres vivem em mundos diferentes, principalmente quando o assunto é sono? Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), publicada na revista científica “Sleep”, revela que as diferenças entre os sexos vão além do simples fato de elas dormirem mais que eles. A pesquisa analisou dados de 1.700 participantes e trouxe à tona peculiaridades interessantes sobre o sono feminino e masculino.
O estudo constatou que, em média, as mulheres têm mais dificuldade para dormir do que os homens, além de sofrerem mais com a privação do sono. Elas tendem a apresentar , e ter . A pesquisa ainda indica que , e que estes costumam ser mais longos e vívidos.
Esses padrões distintos podem ser explicados por diversos fatores. As durante o ciclo menstrual e a menopausa, por exemplo, influenciam a qualidade do sono feminino. A pesquisa também aponta que as mulheres , como a apneia do sono, que também contribui para a fragmentação do descanso noturno.
Já os homens, por outro lado, parecem ser mais suscetíveis à e . Estudos anteriores já haviam mostrado que homens costumam ter e , o que pode explicar a maior propensão ao ronco.
Apesar de as diferenças serem notáveis, a pesquisa ressalta a importância de caso os problemas com o sono se tornem frequentes ou interfiram na qualidade de vida. É importante procurar um médico para identificar as causas da dificuldade para dormir e receber o tratamento adequado.