‘Doutrinação de esquerda’: UNB suspende youtuber que grava aulas e debocha de professores



UNB suspende youtuber que debochava de professores em gravações de aulas

Brasília, 21 de agosto de 2023 – A Universidade de Brasília (UnB) suspendeu um estudante que vinha gravando aulas e posteriormente publicando trechos em seu canal no YouTube, com comentários irônicos e debochados sobre os professores. A decisão da instituição, divulgada nesta segunda-feira, se deu após diversas reclamações de docentes e alunos que se sentiram ofendidos e constrangidos pela conduta do jovem.

A identidade do estudante não foi divulgada pela universidade, que se limitou a informar que ele teve suas atividades acadêmicas suspensas. A UnB justificou a suspensão com base no Código de Ética da instituição, que proíbe qualquer tipo de conduta que viole o respeito mútuo entre alunos e professores, e que comprometa o ambiente de ensino e aprendizagem. A gravação de aulas sem autorização prévia também é uma violação das normas internas da universidade.

O conteúdo publicado pelo estudante no YouTube, segundo relatos de professores, incluía comentários sarcásticos e desrespeitosos sobre o método de ensino, o conhecimento dos docentes e até mesmo sobre suas características físicas. Os vídeos, que geraram mal-estar entre a comunidade acadêmica, foram retirados do ar após a repercussão negativa.

A UnB ainda ressaltou a importância de um ambiente acadêmico respeitoso e produtivo, onde a liberdade de expressão deve ser exercida com responsabilidade, sem ferir a dignidade de outras pessoas. A instituição afirmou que irá investigar mais a fundo o caso e que novas medidas podem ser tomadas, dependendo dos resultados da apuração. A universidade também reiterou seu compromisso com a qualidade do ensino e com a manutenção de um clima de respeito entre todos os membros da comunidade acadêmica.

A suspensão do estudante serve como um alerta sobre os limites da liberdade de expressão no ambiente universitário e a importância do respeito mútuo entre alunos e professores. O caso também destaca a necessidade de um diálogo contínuo e aberto para a resolução de conflitos e a construção de um ambiente acadêmico mais harmonioso e produtivo.

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