Dólar opera em forte alta com vitória de Donald Trump nos EUA; Ibovespa cai



Dólar fecha em alta de 0,51% e Ibovespa cai 0,30%, nesta terça-feira (06/11)

O dólar fechou em alta de 0,51% nesta terça-feira (06/11), cotado a R$ 5,0845. A alta da moeda americana veio em meio a preocupações com a desaceleração da economia global e a perspectiva de novos aumentos de juros nos Estados Unidos.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou em queda de 0,30%, aos 112.537 pontos. A Bolsa também foi impactada pelas preocupações com a economia global e pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) de elevar os juros em 0,50 ponto percentual, para 4,25%.

Segundo analistas, a alta do dólar é um reflexo das incertezas em relação ao cenário econômico internacional. As preocupações com a desaceleração da economia global e a perspectiva de novos aumentos de juros nos Estados Unidos pressionaram a moeda americana para cima. No Brasil, o mercado também está atento às decisões do Banco Central, que deve manter os juros altos por mais tempo.

“O mercado está apreensivo com a inflação global e com o ritmo de aperto monetário nos principais bancos centrais”, disse o analista de investimentos da XP Investimentos, João Pedro Brugger. “No Brasil, a incerteza política também pesa sobre o mercado”.

O movimento do Ibovespa foi influenciado pela alta do dólar e pela perspectiva de juros mais altos no Brasil e no mundo. “As empresas brasileiras são mais vulneráveis à volatilidade do mercado global e à alta dos juros”, disse Brugger. “Além disso, a incerteza política no Brasil continua a afetar o apetite dos investidores”.

No cenário internacional, as bolsas de Nova York fecharam em queda, com os investidores atentos à decisão do BCE. O índice Dow Jones caiu 0,48%, o S&P 500 recuou 0,77% e o Nasdaq Composite desabou 1,04%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *