Dólar abre em alta, com expectativa por novos dados nos EUA



São Paulo, 27 de novembro de 2024 – O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (27) em queda, cotado a R$ 5,3080, uma baixa de 0,84%. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, fechou em alta de 0,77%, aos 122.747 pontos. A movimentação positiva nos mercados se deu após a divulgação de dados da inflação americana, que vieram abaixo das expectativas do mercado.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos registrou alta de 0,2% em outubro, menor que a projeção de 0,3%. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice de preços teve alta de 3,8%, abaixo dos 4% esperados pelos analistas. Esse desempenho sugere que a inflação americana pode estar mais controlada que o previsto, o que reduz a pressão sobre o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, para continuar elevando os juros.

A expectativa de uma política monetária menos restritiva nos Estados Unidos geralmente contribui para uma queda do dólar em relação a outras moedas, inclusive o real. A menor taxa de juros nos EUA torna os ativos americanos menos atrativos para investidores estrangeiros, reduzindo a demanda pela moeda americana. Com isso, investidores podem se direcionar para mercados emergentes, como o brasileiro, impulsionando o Ibovespa.

Apesar da valorização do Ibovespa, os analistas alertam para a necessidade de cautela. A situação política interna, os cenários econômicos global e nacional, e as novas perspectivas de juros nos EUA ainda podem influenciar o mercado financeiro brasileiro nos próximos dias e semanas.

Em resumo, a queda do dólar e a alta do Ibovespa refletem uma reação positiva do mercado aos números de inflação nos EUA. Contudo, a volatilidade do mercado permanece e recomenda-se acompanhamento constante das notícias econômicas para melhor avaliação de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *