Diplomata e ex-ministro, José Botafogo Gonçalves morre aos 89 anos, no Rio
Morre aos 89 anos o diplomata e ex-ministro José Botafogo Gonçalves
O Brasil perdeu um de seus mais ilustres diplomatas. José Botafogo Gonçalves, ex-ministro das Relações Exteriores e figura de destaque na política internacional, morreu neste sábado (9) no Rio de Janeiro, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Botafogo Gonçalves teve uma longa e brilhante carreira no serviço diplomático brasileiro. Ele ingressou no Itamaraty em 1958 e ocupou diversos cargos importantes, como embaixador na França, na Bélgica e no Reino Unido. Foi também secretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos e de Segurança.
Em 1993, foi nomeado ministro das Relações Exteriores pelo então presidente Itamar Franco, cargo que ocupou até 1995. Durante sua gestão, Botafogo Gonçalves foi um dos principais responsáveis pela criação da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), organização que reúne todos os países da América Latina e do Caribe.
Botafogo Gonçalves também foi um defensor ferrenho da democracia e dos direitos humanos. Ele participou ativamente de diversas missões de paz e de ações humanitárias em países como o Haiti e a Bósnia.
A morte de José Botafogo Gonçalves é uma grande perda para o Brasil e para o mundo. Sua inteligência, sabedoria e dedicação ao serviço público serão sempre lembradas.