CUT defende a PEC que pede o fim da escala 6×1
CUT defende PEC que propõe fim da escala 6×1 para trabalhadores do comércio
– A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se posicionou a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa acabar com a escala de trabalho 6×1 para trabalhadores do comércio. A PEC, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi apresentada no dia 15 de fevereiro e tramita no Senado Federal.
A CUT argumenta que a escala 6×1, que prevê seis dias de trabalho seguidos e um de descanso, causa aos trabalhadores, além de dos mesmos. A central sindical destaca que a jornada de trabalho imposta pela escala 6×1 impacta negativamente na qualidade de vida dos trabalhadores, .
A PEC propõe a . A CUT defende a proposta, afirmando que ela “é um passo fundamental para garantir a dignidade e o bem-estar dos trabalhadores do comércio”.
Segundo a CUT, a escala 6×1 atinge cerca de , especialmente nos setores de supermercados, lojas de departamento, shopping centers e postos de combustíveis. A central sindical afirma que a PEC, caso aprovada, beneficiará diretamente esses trabalhadores.
A proposta ainda precisa ser analisada e votada pelas comissões do Senado e, posteriormente, pelo plenário da Casa. A CUT espera que a PEC seja aprovada com o apoio de parlamentares e da sociedade civil, “para que os trabalhadores do comércio possam ter seus direitos básicos garantidos e possam ter uma vida mais digna e equilibrada”.