Curso para formação de professores indígenas abre inscrições para 2ª turma; ao todo são 40 vagas



Campo Grande (MS) – As inscrições para a segunda turma do curso de formação de professores indígenas em Mato Grosso do Sul foram abertas nesta segunda-feira (28/01/2025). Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para indígenas de todo o estado. A iniciativa visa qualificar profissionais da educação para atuarem em escolas indígenas da região, contribuindo para a melhoria da educação escolar indígena.

O curso, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria de Estado de Educação (SED), é gratuito e terá duração de dois anos. A primeira turma, concluída em 2024, obteve resultados positivos, demonstrando a necessidade de continuidade do projeto. A formação abrange diversas áreas do conhecimento pedagógico, com foco na cultura e nas especificidades da educação indígena.

As 40 vagas disponíveis se destinam a professores que já atuam ou pretendem atuar em escolas indígenas no estado. O processo seletivo levará em consideração critérios como a experiência profissional, a formação acadêmica e o domínio da língua indígena. Mais detalhes sobre o processo seletivo, documentação necessária e cronograma completo estão disponíveis no edital, que pode ser acessado diretamente na Secretaria de Estado de Educação (SED).

A iniciativa demonstra o compromisso do governo estadual e da UFMS com a valorização da educação indígena e a formação de professores qualificados para atender as necessidades específicas desta população. A ampliação do curso para uma segunda turma representa um avanço significativo na oferta de oportunidades de formação para profissionais indígenas, impactando diretamente na qualidade do ensino oferecido às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. Espera-se que os futuros professores formados contribuam para a preservação e o fortalecimento da cultura indígena por meio da educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *