Criança de 3 anos precisa extrair todos os dentes após serem comprometidos por cáries: ‘Não consegue comer’, diz mãe



Palmas, TO – Uma criança de três anos, residente em Palmas, Tocantins, precisará extrair todos os seus dentes devido a um avançado quadro de cáries. A situação, relatada pela mãe da criança, a deixou impossibilitada de se alimentar adequadamente. O caso ilustra os graves problemas de saúde bucal que afetam crianças, mesmo em tenra idade, e a importância da prevenção.

De acordo com a mãe, que não teve o nome divulgado pela reportagem do G1 Tocantins publicada em 23 de novembro de 2024, a filha apresentava um quadro severo de cáries que comprometeu completamente a dentição. A menina, cujo nome também não foi divulgado, está com dificuldades para se alimentar, causando sofrimento para a criança e preocupação para a família.

A gravidade da situação levou a necessidade da extração de todos os dentes de leite da criança. A mãe relatou a dificuldade em lidar com a situação, afirmando que a filha sente muitas dores e não consegue se alimentar direito devido às cáries. A reportagem não detalha o tratamento que será realizado após a extração dos dentes, nem as causas que levaram ao avançado estado de cáries na criança.

A história dessa criança serve como um alerta sobre a importância dos cuidados com a higiene bucal desde a primeira infância. A prevenção, por meio da escovação regular, uso do fio dental e visitas periódicas ao dentista, são fundamentais para evitar problemas como o relatado. A falta de acesso a cuidados odontológicos também pode ser um fator agravante em casos como esse, reforçando a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso universal à saúde bucal. A reportagem do G1 não detalha o acesso da família aos serviços de saúde.

A situação da criança de três anos em Palmas destaca a urgência de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal infantil, para que casos tão graves como este possam ser evitados no futuro. A extração de todos os dentes de leite, embora necessária neste caso extremo, representa um impacto significativo na saúde e no desenvolvimento da criança, ressaltando a necessidade de atenção precoce e contínua à saúde bucal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *