Coreia do Norte dispara mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão
Coreia do Norte Dispara Mísseis Balísticos em Direção ao Mar do Japão
A Coreia do Norte lançou, nesta quarta-feira (22), dois mísseis balísticos em direção ao Mar do Japão, informou o Exército da Coreia do Sul. Este é o terceiro lançamento de mísseis balísticos por Pyongyang em menos de uma semana, intensificando as tensões na região.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul detectou os lançamentos por volta das 8h e 9h da manhã (horário local), com os mísseis percorrendo cerca de 350 quilômetros antes de cair no mar. O governo sul-coreano classificou a ação como “uma grave provocação” e “uma ameaça à paz e segurança internacionais”.
Os lançamentos de mísseis ocorreram poucos dias depois de Pyongyang ter disparado um míssil balístico intercontinental (ICBM) na última sexta-feira (17), o que provocou fortes condenações internacionais. O ICBM, segundo a Coreia do Norte, foi testado como um “ataque surpresa” e atingiu uma altitude de 5.768 quilômetros antes de cair no Mar do Japão.
A Coreia do Norte justificou os lançamentos como uma resposta aos exercícios militares conjuntos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que considera uma ameaça direta à sua segurança. No entanto, a comunidade internacional critica a postura de Pyongyang, alegando que a escalada de tensão militar representa uma violação de resoluções da ONU.
As últimas ações da Coreia do Norte aumentam a preocupação sobre a escalada das tensões na Península Coreana. A comunidade internacional pede que Pyongyang abandone os testes de mísseis e se engaje em um diálogo diplomático para desnuclearização da península.