COP16 é suspensa após fracasso nas negociações sobre financiamento para salvar a natureza
COP16 é suspensa após fracasso nas negociações sobre financiamento para salvar a natureza
– A Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), realizada em Montreal, Canadá, foi suspensa nesta terça-feira (19) após o fracasso nas negociações sobre o financiamento para a proteção da natureza. Os países não conseguiram chegar a um acordo sobre o montante de recursos que serão destinados para ações de conservação e restauração da biodiversidade nos próximos anos.
A principal divergência entre os países diz respeito ao valor do Fundo Global para a Biodiversidade. Os países em desenvolvimento pressionavam por um fundo de US$ 100 bilhões anuais, enquanto os países ricos se mostravam relutantes em comprometer essa quantia. A proposta final, que previa um fundo de US$ 30 bilhões anuais, não foi suficiente para agradar todos os países.
“É decepcionante que, depois de duas semanas de negociações intensas, não tenhamos conseguido chegar a um acordo sobre um fundo que garanta recursos suficientes para a proteção da natureza”, disse a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva. “É fundamental que os países ricos assumam sua responsabilidade histórica na crise da biodiversidade e se comprometam com um financiamento adequado para reverter essa situação.”
O fracasso nas negociações sobre financiamento representa um revés significativo para as ações de proteção da natureza. A meta principal da COP16 era a adoção de um novo acordo global para proteger a biodiversidade, o chamado “Quadro Global para a Biodiversidade Pós-2020”. O acordo prevê a proteção de 30% dos ecossistemas terrestres e marinhos até 2030, a redução da poluição por agrotóxicos e a restauração de áreas degradadas.
“É uma pena que a COP16 tenha sido suspensa sem um acordo sobre o financiamento. O mundo precisa agir urgentemente para proteger a natureza e esse fundo seria fundamental para alcançarmos as metas de conservação”, disse o diretor-geral do WWF Internacional, Marco Lambertini. “Esperamos que os países voltem à mesa de negociações em breve e encontrem uma solução que permita a implementação do Quadro Global para a Biodiversidade.”
A COP16 será retomada em uma data ainda não definida. A expectativa é que as negociações sobre o financiamento sejam retomadas no início de 2023.