Com partido dividido, Presidente do União Brasil é dúvida em lançamento de pré candidatura de Caiado

Brasília, 3 de abril de 2025 – A decisão sobre o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República pelo União Brasil enfrenta um impasse. A principal trava é a profunda divisão interna do partido, que dificulta a construção de um consenso em torno da figura do governador de Goiás. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo Blog do Camarotti, do G1.
Segundo apuração do blog, a cúpula do União Brasil está dividida entre a estratégia de apoiar Caiado e a possibilidade de lançar outro nome, ou mesmo ficar neutro nas eleições presidenciais. Não há um número fechado sobre a proporção da divisão interna, mas fontes ouvidas pelo blog descrevem uma situação de impasse, com grupos de peso manifestando posições opostas. A indefinição impacta diretamente no cronograma da pré-campanha de Caiado, que já vinha sendo adiada devido a essa instabilidade interna.
A dúvida sobre a viabilidade do lançamento da pré-candidatura de Caiado se intensifica devido aos resultados recentes das pesquisas de intenção de voto. O governador não demonstra, segundo fontes, o desempenho necessário para alavancar a campanha presidencial do partido e se consolidar como um nome competitivo no pleito. A falta de apoio unificado dentro do próprio União Brasil agrava ainda mais a situação, prejudicando a busca por alianças e recursos financeiros.
A decisão final sobre a pré-candidatura de Caiado deve acontecer em breve, mas a falta de consenso e a hesitação da direção nacional do União Brasil indicam que o caminho para a candidatura do governador de Goiás à presidência da República encontra um obstáculo significativo, que pode levar a mudanças de estratégia em um futuro próximo. A fragmentação interna do partido poderá levar o União Brasil a optar por outras alternativas estratégicas para as eleições presidenciais de 2026.