Chefe de diplomacia da UE promete chegar a 1 milhão de projéteis fornecidos à Ucrânia até o final do ano
União Europeia já enviou quase 1 milhão de projéteis para Ucrânia em guerra com a Rússia
– A União Europeia (UE) já forneceu quase 1 milhão de projéteis para a Ucrânia desde o início da guerra com a Rússia, em fevereiro de 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo alto representante da UE para política externa, Josep Borrell.
De acordo com Borrell, a UE também está trabalhando para fornecer mais munições para a Ucrânia. “Estamos a aumentar a nossa capacidade de produção e estamos a trabalhar com os nossos parceiros para garantir que a Ucrânia tenha os recursos de que precisa para se defender”, afirmou o alto representante.
As informações sobre a quantidade de projéteis enviados à Ucrânia fazem parte de um relatório sobre o apoio militar da UE ao país em guerra. O documento, que foi apresentado aos ministros da Defesa dos países membros da UE, destaca o esforço da União Europeia para ajudar a Ucrânia a resistir à invasão russa.
O relatório também destaca o financiamento da UE para a Ucrânia, que já ultrapassa os 80 bilhões de euros (cerca de R$ 436 bilhões). Esse valor inclui ajuda financeira, militar e humanitária.
Apesar dos esforços da UE, a guerra na Ucrânia continua a causar grande instabilidade na região e no mundo. A situação no país é delicada e a guerra se estende há mais de 30 meses.
O alto representante da UE, Josep Borrell, enfatizou que a União Europeia está empenhada em apoiar a Ucrânia até que a paz seja alcançada. “Estamos a trabalhar para que a Ucrânia tenha a capacidade de se defender e para que a Rússia seja responsabilizada pelos seus atos”, concluiu Borrell.