Centro terapêutico em Campina Grande é interditado após inspeção do MPPB; mais de 25 pessoas são resgatadas



Centro Terapêutico em Campina Grande é interditado após denúncias de maus tratos e mais de 25 pessoas são resgatadas

Campina Grande, Paraíba – O Ministério Público da Paraíba (MPPB) interditou nesta quarta-feira (13) um centro terapêutico na cidade de Campina Grande após uma investigação que apontou indícios de maus tratos e condições precárias de higiene. Mais de 25 pessoas, incluindo idosos e pessoas com deficiência, foram resgatadas do local.

A ação do MPPB aconteceu após denúncias de que os pacientes do centro eram submetidos a tratamento inadequado e sofriam violência física e psicológica. A investigação, que começou em julho de 2024, revelou ainda que o local não tinha autorização para funcionar como centro terapêutico.

Durante a operação, o MPPB constatou a presença de sujeira, falta de higiene, medicamentos vencidos e um ambiente inadequado para a recuperação dos pacientes. “Encontramos pessoas em situação de vulnerabilidade, recebendo tratamento inadequado e vivendo em condições precárias”, afirmou a promotora de Justiça, que conduziu a operação.

A promotora também revelou que os pacientes relatavam ter sido agredidos fisicamente pelos funcionários do centro. “Alguns pacientes nos relataram ter sido amarrados, espancados e privados de alimentação como forma de punição”, disse.

Após a interdição, os pacientes foram encaminhados para outros centros de tratamento e o responsável pelo centro terapêutico foi intimado a prestar esclarecimentos ao MPPB. As investigações continuam para apurar as responsabilidades pela situação irregular do centro terapêutico e pelos possíveis crimes de maus tratos e negligência.

O MPPB alerta a população para denunciar qualquer tipo de irregularidade em centros de tratamento e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A denúncia pode ser feita através do Disque 127, do MPPB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *