Candidato de esquerda abandona campanha pública após ameaças de morte no Equador



Candidato de Esquerda Abandona Campanha no Equador Após Ameaças de Morte

O candidato presidencial equatoriano, , anunciou nesta terça-feira, 11 de abril, que está abandonando a campanha pública devido a “ameaças graves e constantes” à sua vida e de sua família. A decisão, tomada após semanas de denúncias de perseguição e intimidação, coloca em risco o futuro da disputa eleitoral no Equador, já marcada por polêmicas e denúncias de fraude.

Pérez, que liderou uma coalizão de partidos de esquerda e indígenas, se viu em uma disputa acirrada com o candidato de direita, , no segundo turno das eleições presidenciais. A contagem preliminar indicou que Lasso venceria com uma diferença mínima de 200 mil votos, o que motivou Pérez a recorrer à justiça eleitoral.

Segundo o candidato, as ameaças de morte começaram após sua denúncia de irregularidades na contagem dos votos. Pérez acusou Lasso de ter utilizado “métodos desonestos” para manipular o resultado das eleições. Ele também afirmou ter recebido “informações confidenciais” de que um grupo de pessoas estaria planejando atacá-lo.

A decisão de abandonar a campanha pública coloca em xeque a legitimidade do processo eleitoral equatoriano e aumenta a tensão política no país. A situação é ainda mais complexa, já que a justiça eleitoral ainda não concluiu a auditoria dos resultados do segundo turno.

A renúncia de Pérez, apesar de não mudar o resultado das eleições, coloca em evidência a fragilidade do sistema político equatoriano e os riscos que a democracia enfrenta em tempos de polarização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *