Canadá reporta primeiro caso no país de gripe aviária em um humano
Canadá registra primeiro caso de gripe aviária em humano
O Canadá registrou o primeiro caso de gripe aviária em um humano, confirmado pelas autoridades de saúde pública do país nesta segunda-feira, 10 de novembro de 2024. O indivíduo, cuja identidade não foi divulgada, reside na província de Ontário e contraiu o vírus H5N1 após ter contato direto com aves doentes.
A infecção foi confirmada pelo Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá, em Winnipeg, Manitoba. A pessoa está se recuperando em casa e não apresenta mais sintomas. As autoridades de saúde pública canadenses enfatizam que o risco de transmissão do vírus H5N1 de pessoa para pessoa é baixo.
“A maioria das pessoas que contraiu a gripe aviária H5N1 o fez por meio de contato direto com aves doentes ou seus excrementos”, afirmou o Dr. Isaac Bogoch, especialista em doenças infecciosas do Hospital Universitário de Toronto. “É importante lembrar que esse vírus é transmitido principalmente por meio de aves e o risco para a população em geral continua baixo.”
Apesar do risco baixo, o Dr. Bogoch ressalta a necessidade de atenção e cuidados com a higiene. “A melhor maneira de se proteger contra a gripe aviária é evitar o contato com aves doentes ou mortas, lavar as mãos frequentemente e evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos”.
O caso no Canadá é um alerta para as autoridades sanitárias globais, que monitoram atentamente a evolução da gripe aviária e o potencial de novas mutações do vírus que podem aumentar o risco de transmissão para humanos. Desde 2022, vários países vêm registrando surtos da doença em aves, causando mortes em massa e afetando significativamente a produção avícola.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países intensifiquem seus esforços de vigilância e controle da gripe aviária, a fim de prevenir a disseminação do vírus e minimizar o risco para a saúde humana.