Brasil tem maior queda nas emissões de gases poluentes nos últimos 15 anos
Brasil registra maior queda nas emissões de gases poluentes em 15 anos
Brasília, 7 de novembro de 2024 – O Brasil comemorou nesta quarta-feira a maior queda nas emissões de gases do efeito estufa dos últimos 15 anos. De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), o país registrou uma redução de 11,1% em 2023 em relação ao ano anterior.
A maior parte dessa redução (7,1%) foi atribuída à queda no desmatamento da Amazônia, que caiu 44,5% em 2023, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O SEEG também atribuiu a queda nas emissões à expansão das fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, e ao aumento da eficiência energética na indústria.
“Essa queda histórica nas emissões é um sinal claro do compromisso do Brasil com a luta contra as mudanças climáticas”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. “O desmatamento zero é um objetivo fundamental para alcançarmos a neutralidade de carbono até 2050”.
O ministro também destacou que a redução das emissões é resultado de políticas públicas e investimentos na área ambiental, como o Programa de Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAm).
Apesar da queda significativa, o Brasil ainda enfrenta desafios para alcançar suas metas de redução de emissões. O país se comprometeu em reduzir as emissões em 37% até 2025 e em 50% até 2030, em relação aos níveis de 2005.
O governo brasileiro, no entanto, se mostra confiante em alcançar essas metas, afirmando que as ações de combate ao desmatamento e a expansão das fontes renováveis de energia darão suporte para essa meta. O país também busca aumentar o investimento em pesquisas e tecnologias limpas para impulsionar ainda mais a redução das emissões.