Brasil reconquista o certificado de país livre do sarampo e da rubéola
Brasil reconquista certificado de país livre do sarampo e da rubéola após 25 anos
– O Brasil voltou a ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um país livre do sarampo e da rubéola. A certificação, concedida nesta quinta-feira (29), marca um marco importante para a saúde pública brasileira, especialmente após um período de intensa campanha de vacinação e controle das doenças.
A última vez que o Brasil recebeu o título foi em 1998. No entanto, a baixa cobertura vacinal nos últimos anos levou a um aumento no número de casos de sarampo, com um surto em 2018 e 2019, e casos de rubéola registrados em 2020. Para reverter a situação, o Ministério da Saúde intensificou as campanhas de vacinação, alcançando uma cobertura de 95% em crianças menores de um ano, o que garante a imunidade de rebanho.
O Brasil é o 12º país a conquistar o certificado de eliminação do sarampo e rubéola nas Américas. De acordo com a OMS, a meta para a região é eliminar as doenças até 2023.
disse o ministro da Saúde, em comunicado.
A certificação da OMS representa um importante avanço na luta contra doenças preveníveis por vacinas. A conquista do certificado deve servir como incentivo para a manutenção das altas taxas de vacinação e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), fundamental na garantia do acesso à saúde para toda a população.